Fala Vereador: parlamentares discutem ações para a zona rural e saúde de Guarabira

Os projetos e requerimentos da Câmara Municipal de Guarabira-PB são discutidos semanalmente no radiofônico “Fala Vereador”, na Rádio Constelação 92.1 FM, e na edição desta quinta-feira (07), os parlamentares Raimundo Macêdo (PSDB), Marcelo Bandeira (PDT) e Ramon Menezes (MDB) participaram do programa.

O vereador Raimundo Macêdo iniciou citando que seu trabalho é mais intenso nos bastidores, conversando com autoridades para a resolução de problemas, do que na tribuna da Casa Osório de Aquino. Raimundo afirmou que apresentou requerimento a Cagepa (Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba) no intuito de resolver a falta de saneamento básico no distrito do Pirpiri, pontuando que quando o Governo do Estado quer, resolve. “Da estação de tratamento mais próxima ao Pirpiri não chega a 1.100 metros. Se quiser fazer, faz, é uma coisa simples e não precisa desapropriar nada. Se preciso ir à Cagepa, vamos”.

Raimundo, falando sobre suas ações e requerimentos para a zona rural, citou que tem solicitado a pavimentação em paralelepípedo para o início do sítio Serrinha e também para a comunidade de Tananduba. Afirmou a necessidade de uma urbanização em uma lagoa próxima ao distrito do Pirpiri e a Comunidade São Pedro e São Paulo, conhecida como Alto da Boa Vista.

O vereador Marcelo Bandeira focou sua participação no programa na problemática da falta d’água e na necessidade de investimentos em pavimentação na zona rural. Ele ressaltou que apresentou duas emendas – no valor de R$ 200 mil somadas – modificativas no orçamento municipal. “São recursos que não estavam sendo usados. Um (recurso) de R$ 100 mil para a perfuração de poços artesianos e outro no mesmo valor para calçamento na zona rural”.

Marcelo Bandeira (PDT)

Marcelo, questionado sobre as ações de seu mandato para a zona urbana, afirmou que os aumento de casos de chikungunya tem lhe preocupado. O parlamentar reconheceu que a prefeitura tem trabalhado no intuito de amenizar a situação, mas que é preciso reforçar as ações. Ele também cobrou da população os cuidados em casa em relação a limpeza e água acumulada indevidamente, o que favorece a proliferação do mosquito aedes aegypti.

Já o vereador Ramon Menezes iniciou sua participação apresentando uma série de ações aprovadas e defendidas na câmara municipal. O parlamentar comentou sobre a bandeiras que seu mandato tem defendido. “Eu de fato tenho apresentado uma série de proposituras, mas queria citar a saúde ainda com a falta de medicamentos. Tenho falado diretamente com a secretária Harlanne (saúde) sobre isso. Defendo o piso nacional dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, é preciso valorizar os profissionais. Outra bandeira que defendo é a causa animal, com tantos na rua, temos inúmeras pessoas voluntárias”.

Ramon Menezes (MDB)

Ramon cobrou a necessidade de a prefeitura municipal agilizar a compra do castramóvel, que será utilizado gratuitamente em serviços da causa animal.

Ainda sobre saúde, o parlamentar reconheceu e criticou a falta de medicamentos básicos no Hospital Regional de Guarabira, afirmando ser inadmissível as denúncias recentemente apresentadas.