Vereador Zé do Empenho lamenta demissões de enfermeiros após aprovação de piso salarial

O vereador José Antônio de Lima, conhecido como Zé do Empenho, esteve na edição da última quinta-feira (18) do programa radiofônico “Fala Vereador” e fez uma prestação de contas de sua atuação no legislativo guarabirense.

Entre os temas abordados, o parlamentar foi questionado sobre quais as pautas defenderia nas próximas sessões ordinárias, e respondeu que a implantação do piso salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que tornou-se lei nos últimos dias, é algo preocupante.

“Esses profissionais lutaram tanto para conseguir esse objetivo, passaram anos estudando na perspectiva de melhorar a questão salarial, e de repente você é surpreendido com demissões em massa nas empresas privadas”, lamentou Zé do Empenho.

Segundo a lei federal aprovada e sancionada os enfermeiros devem receber um salário de R$ 4.750,00, 70% deste valor para técnicos e 50%, para auxiliares e parteiras.

O parlamentar argumentou que tem acompanhado o que a imprensa divulga sobre o assunto e que alguns municípios não terão condições financeiras de implantar o piso salarial. Para Zé, a exemplo dos professores e agentes de saúde/endemias, haverá a necessidade de uma compensação financeira do Governo Federal às prefeituras para que se pague o valor integral.

Finalizando, Zé do Empenho afirmou que é inadmissível que algumas categorias e cargos de direção na prefeitura de Guarabira recebem um salário mínimo. O parlamentar argumentou que esses cargos são de grande responsabilidade e dedicação praticamente integral, que por isso deveriam ter melhor remuneração.

O programa de rádio “Fala Vereador” é gerado toda quinta-feira, às 11h, na Rádio Constelação 92.1 FM e retransmitido pelo Youtube e Facebook da emissora. O objetivo do programa é proporcionar os vereadores a terem um contato aberto e direto com a população guarabirense.

Ascom – Câmara Municipal de Guarabira/PB